Poços é do SENHOR JESUS

Poços é do SENHOR JESUS

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Tipos de oração

1. Ações de graça : É a expressão do nosso reconhecimento e gratidão a Deus pelo que Ele nos tem feito. Estamos encantados com suas dádivas que nos beneficiam. Basicamente é a oração que expressa gratidão a Deus pelas bênçãos que Ele tem derramado sobre nós.

2. Louvor : A oração de louvor é um passo além das ações de graça. São expressões de louvor e exaltação a Deus, não necessariamente pelo que Ele me faz, mas pelo que Ele faz como um todo pelos outros ou no universo. Sua criação, Seus poderosos feitos. O louvor, portanto, se concentra nas obras de Deus. Louvar é reunir todos os feitos de Deus e expressá-los em palavras, numa atitude de exaltação e glorificação ao Seu Nome, que é digno de ser louvado.

3. Adoração: O tipo de oração que exalta a Deus pelo que Ele é. Concentra-se no caráter de Deus, nos Seus atributos, na Sua Pessoa. É a entrada no Santo dos Santos, para responder ao amor de Deus. Ali nada fala do homem, mas de Deus. É o reconhecimento do que Deus é. É a resposta do nosso amor ao amor Divino. O Salmo 100 apresenta os três tipos de oração no nível de Deus: "celebrai com júbilo ao Senhor, todas as terras. Servi ao Senhor com alegria, apresentai-vos diante dEle com cântico. Sabei que o Senhor é Deus... entrai por suas portas com ações de graça, (ações de graça) e nos seus átrios com hinos de louvor; (louvor) rendei-lhe graças e bendizei-lhe o nome". Porque o Senhor é bom, a Sua misericórdia dura para sempre" (adoração) (Sl. 100:1,2,4). O Salmo 95 também apresenta essa progressão. "Vinde, cantemos ao Senhor, com júbilo, celebremos o Rochedo da nossa salvação. Saiamos ao seu encontro, com ações de graça (ações de graça), vitoriemo-lo com Salmos (Louvor). Porque o Senhor é o Deus supremo, e o grande rei acima de todos os deuses..." (Sl. 95:1-3). Lendo o restante do Salmo, vemos que prossegue na adoração, ressaltando os atributos de Deus. Começo agradecendo, passo para o louvor e termino amando a Deus, adorando a Deus. E adoração é a forma mais elevada de oração. No Velho Testamento só o Sumo Sacerdote podia chegar ao lugar de adoração, o Santo dos Santos. Mas glória a Deus que hoje não é assim. Todos nós temos acesso àquele luar onde só Deus e nós nos encontramos, o lugar de plenitude. Esse nível de Deus é o que deve dominar a nossa vida. Quando falamos de orar como um modo de viver, referimo-nos a este nível. O tempo todo com uma atitude de gratidão, de louvor e adoração. É um relacionamento. Logo ao despertar, você vai agradecendo a Deus o sono, a cama, a casa, a água, o alimento, tudo. Nada de reclamações, de murmuração, mas de exaltação. Já se levanta dizendo: "Este é o dia que o Senhor fez; regozijemo-nos e alegremo-nos nele. (Sl. 118:24)." Esses três tipos de oração você pode fazer o tempo todo.

Um comentário:

Jack disse...

é bom poder ser ensinavél,assim a tudo que aprendo posso usar para o crescimento e partilha com outras pessoas.O Reino de Deus não está preso ao tempo...é chegado o Reino do Senhor...temos recebido promessas...estamos crescendo,em numero e genero...não estamos presos ao tempo...Deus está no controle de tudo...no controle dos numeros,dos generos,do tempo,das promessas.A ceifa não está neste "tempo", está no de Deus...Valeu!

Powered By Blogger